Sobre o joelho
O Joelho é a maior articulação do corpo, tendo uma complexa anatomia e vulnerabilidade, por isso muitos ignoram os joelhos até o momento que eles causam desconforto, dor, ou interferem na atividade normal.
Um joelho saudável os ossos deslizam suavemente pela cartilagem do outro, enquanto que ligamentos, tendões e músculos mantêm a articulação alinhada, forte e saudável.
Se um dos joelhos apresenta dor, inchaço, e limitação de movimento, será necessário consultar um médico o mais rápido possível. Problemas em joelho tendem a piorar rapidamente quando a articulação fica restringida por uma lesão ou patologia.
Principais cuidados
Exercícios mal-feitos na academia e algumas atividades diárias podem causar lesões e dores constantes. Usar muito salto alto contribui para as dores nos joelhos. Por isso, as mulheres estão mais predispostas do que os homens a sofrer lesões.
As mulheres que usam salto, por exemplo, devem pisar encostando primeiro o calcanhar no solo para depois apoiar a planta do pé. Antes de praticar qualquer atividade física, é necessário fazer exercícios de alongamento. O uso de calçados corretos também colabora para que os joelhos não sofram abalos. O tênis deve possuir um amortecimento adequado para estabilizar os movimentos, além de ser confortável.
O sobrepeso é outro fator que contribui para as dores nos joelhos. Por isso, manter o corpo em forma e fazer exercícios de fortalecimento colaboram para que esse tipo de problema não ocorra. A pessoa que sente dores por mais de três dias, deve consultar um especialista. Assim, evitará que o problema se agrave.
Eis os seis mandamentos para preservar os joelhos:
- Fazer atividade física regularmente e com orientação de um profissional
- Usar tênis adequados para aquela atividade física
- Treinar em superfícies apropriadas a cada modalidade
- Manter-se no peso ideal
- Não ultrapassar os limites do corpo
- Se sentir dores, procurar o médico