05/12/2013
Dicas para amenizar a dor no joelho
Cuidar do joelho é uma necessidade
Dores no joelho normalmente acontecem quando realizamos algum esforço físico sem orientação, uso excessivo do salto alto, excesso de peso, pratica de atividade física com alta intensidade, entre outros fatores. Se a dor persistir é necessário procurar um especialista, pois ele poderá diagnosticar a causa da dor e indicar o melhor tratamento. Confira algumas dicas de como cuidar bem do seu joelho para evitar problemas futuros com o fisioterapeuta Guilherme Lyra:
Frio:
O gelo é uma grande ferramenta que podemos fazer uso imediato depois de sentir alguma dor no joelho. Quando sentir os joelhos inchados, doloridos, avermelhados ou quentes, é um sinal que poderemos fazer uso do frio para melhorar esse aspecto, podendo fazer uso de gelo (lembrar de não ter contato direto com a pele) por no mínimo 20 minutos e no máximo 30 minutos no local desejado, lembrando que o efeito do gelo dura apenas 60 minutos, sendo necessário uma reaplicação.
Repouso:
Evite caminhar ou fazer esforço se os joelhos estiverem doloridos. Para aliviar a dor faça repouso num sofá e eleve os pés em um nível mais alto que do próprio corpo, coloque uma almofada alta embaixo dos joelhos, esse procedimento pode ajudar a diminuir o inchaço e consequentemente a dor nos joelhos.
Sapatos confortáveis:
Use sapatos confortáveis para apoiar bem os pés. O salto deve ser no máximo de 2,5 cm, com sola de borracha. Use também roupas confortáveis para facilitar a movimentação, a escolha do seu sapato interfere diretamente na sua pisada que acaba afetando de forma danosa o seu joelho.
Musculatura forte:
A musculatura ajuda a manter o joelho com uma boa estabilidade, fortalecer os grupos musculares ajuda a prevenir lesões do joelho e dá uma maior sustentação para os grandes esforços do dia a dia e das atividades físicas. O joelho sofre muitas agressões, pois sustenta todo o peso do corpo, funciona como uma espécie de amortecedor. Cuidar do joelho é uma necessidade para aquele que pretende ter uma velhice com qualidade de vida. O segredo para evitar as dores é prevenir. Então procure um especialista e faça uma avaliação, evite o aparecimento de dores desagradáveis.