22/10/2013
A importância do tratamento multidisciplinar no pós-cirúrgico
O papel do fisioterapeuta no pós-operatório de ligamento cruzado anterior
Assessoria
O papel do fisioterapeuta no pós-operatório de ligamento cruzado anterior está relacionado a minimizar as sequelas funcionais deixadas pelo procedimento cirúrgico. O quadro do cliente que recebemos é de bastante inchaço no joelho, uma redução no arco de movimento, presença das cicatrizes da cirurgia associada com uma redução da força muscular. Todo esse quadro leva o indivíduo a uma perda das suas funções, que devem ser trabalhadas pelo fisioterapeuta responsável, otimizando o resultado da reabilitação.
A redução do inchaço (edema), quanto mais rápido acontecer melhor, irá se desenvolver o processo de cicatrização do pós-cirúrgico. O ganho ou a manutenção dos movimentos são trabalhados para não haver nenhum tipo de bloqueio articular. A força muscular deve ser restabelecida o mais rápido possível, a fim de dar ao cliente possibilidade de retorno as suas funções.
O fisioterapeuta tem uma grande responsabilidade nesse processo, que pode determinar se a cirurgia aliada a reabilitação será bem sucedida, qualquer erro no planejamento do programa de fisioterapia pode representar a perda da funcionalidade do cliente.
Podemos dizer que a fisioterapia tem como papel restaurar a função perdida pelo cliente durante o processo de lesão e cirurgia, tendo fundamental importância em realizar o planejamento do programa fisioterapêutico, estabelecer prognóstico e determinar a alta fisioterápica do cliente que deve levar em torno de quatro meses, sendo continuado pelo educador físico.
Reabilitar um pós-operatório de ligamento cruzado anterior é um papel multidisciplinar, que envolve vários profissionais, sendo a coesão dessa equipe outro fator importante para que a reabilitação tenha um excelente resultado.
Pode parecer um “bicho de sete cabeças”, porém a evolução dos procedimentos cirúrgicos e da reabilitação estabelece um grande sucesso, devolvendo aos clientes as suas funções normais, sejam elas de um simples trabalhador normal a um atleta de ponta.
Carlos Henrique Brollo
Fisioterapeuta
Crefito 1-766647
Sócio Especialista da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva
Sócio Proprietário da CINETICA - Fisioterapia Esportiva
www.cineticaesportiva.com
www.facebook.com/cineticafisioterapiaesportiva
(82) 3023-4665